Kefir. Como melhorar a saúde com este super alimento

Kefir. Como melhorar a saúde com este super alimento

A medida que os anos vão passando, o corpo já não responde como antes. Naturalmente, com o passar do tempo, a tendência é engordar, ficar mais preguiçoso e viver de forma mais sedentária e menos ativa. Mas a boa notícia é que podemos hackear este ciclo e tornar o corpo numa máquina mais eficiente e produtiva.

Uma de minhas metas para 2018 é melhorar o condicionamento físico e a saúde. Foi então que decidi pesquisar por soluções não convencionais para me ajudar a dar um upgrade na saúde, que já ela não é a mesma de quando tinha 18 anos. Descobri o Kefir!

O que é Kefir e quais são os seus benefícios?

Também conhecido como “quefir”, cogumelo tibetano, tibico, plantas de iogurte e cogumelo de iogurte, o kefir é um leite fermentado produzido a partir da ação dos micro-organismos presentes naturalmente nos grãos de kefir.

Durante séculos, o kefir tem sido utilizado na medicina popular européia e asiática devido suas propriedades nutritivas. Sua origem remonta às montanhas do Cáucaso, há séculos. O termo kefir vem do eslavo “keif”, que significa bem-estar ou bem viver.

O que é Kefir e quais são os seus benefícios

O kefir vem se tornando popular nas últimas décadas, principalmente em países da Europa Central. No Brasil ainda é produzido em escala familiar, conhecido por outros nomes e até mesmo considerado um tipo de iogurte.

A bebida contém altos níveis de vitamina B12, cálcio, magnésio, vitamina K2, biotina, folato, enzimas e probióticos. Como o kefir não tem um conteúdo nutricional padronizado, os valores nutricionais podem variar com base no leite do qual ele é feito. No entanto, mesmo com variação na gama de valores, trata-se de um alimento extremamente nutritivo.

O kefir é rico em nutrientes e probióticos, e incrivelmente útil para melhorar a digestão e a saúde intestinal.

Por causa do seu conjunto único de nutrientes, pesquisas mostram que ele pode contribuir para:

  • Impulsionar a imunidade;
  • Tratar doenças Inflamatórias do Intestino;
  • Construir Densidade Óssea;
  • Lutar contra alergias;
  • Melhorar a digestão da lactose;
  • Matar o Fungo Cândida;
  • Desintoxicar o organismo.

E estes são apenas alguns dos benefícios de consumir kefir diariamente.

Kefir ajuda a emagrecer?

O consumo de Kefir ajuda a emagrecer por proporcionar saciedade, e com isso você diminui a ingestão de alimentos. Além disso, ele melhora o funcionamento do seu intestino.

Kefir ajuda a emagrecer com saúde

Alguns estudos já descobriram que a população microbiana das pessoas que sofrem com o excesso de peso é diferente da população microbiana das pessoas magras. Assim, parece existir uma ligação entre obesidade e o tipo de bactéria intestinal.

Nesse sentido, segundo alguns especialistas, várias bactérias presentes no kefir podem favorecer a perda de peso. Além disso, ele é um alimento com pouquíssimas calorias e muito nutritivo.

Mas o kefir sozinho não faz milagres. Ele colabora para o emagrecimento, mas para isso é preciso que você se alimente de verdade e mantenha hábitos saudáveis.

Kefir é excelente para o sistema imunológico

Você sabia que mais de 75% do seu sistema imunológico está alojado no seu sistema digestivo?

Essencialmente, trilhões e trilhões de “boas” bactérias e fungos que vivem no seu intestino são responsáveis por matar os “maus” microorganismos, e isso mantém você vivo e com saúde.

Então, o que acontece quando você toma antibióticos de maneira errada?

Você literalmente está matando as bactérias boas do seu organismo e possibilitando que as bactérias ruins se proliferem. Isso, por sua vez, perturba a simbiose (equilíbrio) de sua microbiota que levará a problemas digestivos e reações imunes.

Estudos ligam desde o autismo e a maioria das doenças crônicas à síndrome do intestino permeável e à digestão inadequada. Pesquisas também mostram que o seu consumo ajuda a restabelecer o equilíbrio das bactérias do seu intestino.

Benefícios do kefir para a saúde

Os “grãos de kefir” na verdade não são grãos, mas são um delicado equilíbrio de leveduras e bactérias.

Capaz de fermentar o leite em cerca de 24 horas, os grãos de kefir podem transformar o leite cru em uma bebida probiótica e refrescante que tem vários benefícios medicinais.

Benefícios do kefir para a saúde

  1. Combate ao câncer

O consumo de alimentos fermentados é benéfico para o tratamento de diferentes tipos de tumores cancerígenos. O Journal of Dairy Science, por exemplo, publicou um estudo que avaliou as células imunes em camundongos e descobriu que o consumo regular de kefir ajuda a parar o crescimento do câncer de mama.

  1. Melhora a saúde dos ossos

Um estudo de 2014, publicado na revista de Osteoporosis International, descobriu que consumir kefir beneficia a densidade óssea e pode reduzir o risco de osteoporose. Os pesquisadores descobriram que a bebida fermentada aumenta a absorção de minerais essenciais para a construção do osso, como cálcio e magnésio.

  1. Reduz a inflamação intestinal

Devido às altas doses de probióticos, incluindo as estirpes de lactobacillus e bifidobacterium, o kefir é também um tratamento natural e eficaz para a síndrome do intestino irritável. Estudos descobriram que alimentos ricos em probióticos, incluindo iogurte e kefir, podem ajudar a reduzir a inflamação intestinal.

  1. Reduz alergias e asma

Um estudo recente publicado no Journal of Immunology, mostrou que o kefir possui efeitos positivos sobre alergias e asma. No estudo, o kefir suprimiu significativamente marcadores inflamatórios de interleucina-4, células T auxiliares e imunoglobulinas IgE.

Os investigadores também afirmaram que o kefir tem fortes propriedades antiinflamatórias que poderiam ser úteis na prevenção da asma.

  1. Melhora a intolerância à lactose

Pode parecer loucura, mas sim, produtos fermentados como o kefir podem ajudar as pessoas com intolerância à lactose.

Isso ocorre porque a fermentação muda a composição química dos alimentos e, como no caso do leite fermentado, o kefir é relativamente baixo na lactose.

Por isso, se você luta com problemas relacionados à lactose, tente adicionar o kefir à sua dieta em pequenas quantidades. Um estudo publicado no Jornal da American Dietetic Association mostrou que a bebida fermentada melhora a digestão da lactose e a tolerância em adultos com má absorção de lactose.

Se você teve intolerância à lactose, meu conselho é começar colocando uma pequena gota de kefir no interior do braço ou no pulso e deixe secar. Então espere 24 horas e veja se você tem alguma inflamação. Se não houver problemas, tente adicionar apenas uma gota ou duas a uma bebida ou a alguma comida e veja se você tem alguma reação. Você vai aumentando a quantidade até que você esteja certo que você não está reagindo a ela.

Como com qualquer alimento ou dieta, certifique-se de sempre ouvir o seu corpo.

Como fazer e cuidar do kefir?

Para produzir kefir é necessário possuir os grãos de kefir, por isso é comum a doação dos grãos pelas pessoas que produzem. Esses grãos devem ser imersos em um substrato, que pode ser leite de vaca, cabra, ovelha ou búfala (Kefir de leite), água com açúcar mascavo ou sucos (Kefir de água), mas as formas mais comuns são pelo cultivo em leite ou água com açúcar.

Como fazer Kefir

A proporção indicada é de uma colher de sopa de grãos de kefir para cada meio litro de líquido. Indica-se que a mistura seja colocada em um pote de vidro, que não deve ser tampado, apenas coberto por um pano ou guardanapo e mantida a temperatura média de 20ºC a 37ºC.

Para consumir um kefir mais suave, é indicado o tempo de fermentação médio de 6 horas. Para obter o produto mais denso e ácido, o processo deve durar até três dias. Após fermentado, o prazo de validade do kefir sob refrigeração é de até três dias.

Kefir leite X kefir de água

O kefir pode ser cultivado de várias formas, as mais comuns são leite e água. O sabor e o aroma do kefir variam de acordo com a ação metabólica das bactérias e leveduras presentes nos grãos.

Kefir de leite
Kefir de leite

O mais usual é o kefir de leite de vaca. O kefir de água pode ser produzido em água contendo açúcar mascavo ou suco de frutas. Independente do substrato em que o kefir será preparado, sua composição microbiana e os produtos gerados durante o processo são similares.

Kefir de água
Kefir de água

Como consumir Kefir?

Para consumir o kefir é indicado passar a mistura em uma peneira para separar os grãos do líquido. Os grãos podem ser reaproveitados para produzir um novo kefir. A aparência física do kefir é semelhante a do iogurte e da coalhada, que pode ser misturado a frutas, mel, aveia ou de acordo com a sua preferência.

Como cultivar Kefir corretamente?

Cada pessoa tem um maneira de cultivar seu Kefir, porém, sabemos que existe um padrão à ser seguido… o que a pessoa quiser fazer a mais, é opcional e por sua conta!

Qual seria o padrão para cultivar Kefir?

Recebeu sua muda de Kefir por meio de uma doação? Sim, o mais comum é receber o Kefir por meio de doação.

Há inúmeros grupos no Facebook e Whatsapp onde você pode trocar informações, receitas e experiências e ainda conseguir uma doação desses super micro-organismos do bem.

No site probioticosbrasil.com.br há uma extensa lista de doadores em todo o Brasil. Basta entrar em contato com o mais próximo de você e conseguir sua primeira muda de Kefir.

  • Kefir congelado

Deixe descongelar em temperatura ambiente, lave os grãos para tirar resíduos de leite “antigo” (sempre água mineral). Após, coloque a quantidade de leite suficiente para só cobrir os grãos. Espere o tempo de fermentação e descarte o leite já fermentado.

Provavelmente terá que repetir esse processo. Pode durar até 5 dias até o seu Kefir acordar!

  • Kefir desidratado

Hidratá-lo na água mineral por 2hrs, após colocar no leite, somente cobrindo os grãos e deixar fermentar. Descartar o leite e repetir o processo, até 5 vezes ou ele começar a reagir.

  • Kefir in natura

Apenas coloque os grãos de kefir no leite e deixe fermentar normalmente.

Qual o tempo de fermentação do kefir?

O tempo estimado é de 24h, onde praticamente toda a lactose do leite já foi consumida pelo Kefir.

Mas isso também pode variar, pode ser 12h, 24h, 48h.. enfim.. quem decide isso é você, seu paladar e o clima da sua região. Quanto mais quente, mais fermentação, quanto mais frio, a fermentação é mais lenta.

Use leite em temperatura ambiente. Pode ser gelado também, só vai demorar mais pra fermentar!

Utensílios básicos para cultivar o Kefir

Os utensílios básico para você cultivar o kefir são: pote de vidro, peneira de plástico, colher de plástico, tecido fino e com trama para boas respiração do kefir no pote e elásticos daqueles que você usa no dinheiro. Atenção! Nunca use utensílios de metal!

Para cobrir o kefir usar voal, meia calça, papel toalha e etc. Use sempre elástico para prender o pano bem firme para que não entre insetos no seu kefir e contamine sua cultura.

Utensílios básicos para cultivar o Kefir

Seu Kefir precisa respirar, por isso não você não pode vedar o recipiente.

Deixei eles em local onde não incida luz direta!

Higiene no cultivo do Kefir

Nunca lave os grãos de kefir! Não tem necessidade alguma! O pote deve ser lavado todos os dias que for trocado o leite! Isso é higiene, evita contaminações!

Para dessorar* o Kefir, usar coador de café de plástico tradicional, filtro de café descartável ou coador de café de nylon (dispensa o uso do filtro). *Dessorar é o mesmo que tirar o soro.

Quantidade de Leite X Quantidade de Kefir

Para cada 1 colher de sopa de grãos de Kefir, usar 500ml de leite.

Marca ou tipo do leite a ser usado no cultivo do Kefir

Não tem como indicar um leite em específico! O que é bom pra mim, pode não ser bom pra você. Porque? Na sua região pode fazer mais calor ou frio, isso influencia diretamente na fermentação do Kefir. Ou seja, faça testes, veja qual leite seu Kefir se adapta melhor!

O leite deve ser o mais natural possível, evite usar leites que sofreram muitos processos de industrialização.

Doações ou muda reserva de Kefir

Sempre tenha uma muda reserva congelada! Essa é a sua segurança caso o seu Kefir seja contaminado!

Para doar, basta separar uma colher de sopa de grãos, e colocar dentro de um saquinho plástico (aqueles de gelinho) e congelar. Sempre com data!

Você pode conseguir doações do Kefir no site probioticosbrasil.com.br.

Em caso de viagens, como cuidar do Kefir?

Se você vai viajar por poucos dias, pode colocar o seu Kefir dentro da geladeira, ele vai fermentar bem mais devagar pois eles não gostam de frio (hibernam)

Caso for ficar fora muito tempo, melhor congelar, depois pode reativá-los.

Estas são algumas dicas de como você pode cultivar o Kefir corretamente. Não tem segredo, basta seguir tudo direitinho que eles ficam super saudáveis e você sempre terá um iogurte e outros produtos de qualidade em casa!

A sua saúde começa pela boca. Por isso, faça boas escolhas na hora de comer.

Você tem alguma dúvida sobre o Kefir? Compartilhe comigo nos comentários abaixo!

Rodrigo Henrik

Digital Entrepreneur, Cryptocurrency Investor, Cryptocurrency Enthusiast, Bitcoin Lover and Coffee Maker.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fechar Menu