Estava buscando por um “Canvas” que pudesse servir para o planejamento de ações de Growth Hacking. Encontrei uma excelente opção e gostaria de compartilhar com você: trata-se do “THE GROWTH HACKING CANVAS”.
O que é Growth Hacking?
Growth Hacking é um termo cunhado por Sean Ellis. Segundo ele a definição mais correta é: marketing orientado a experimentos. Ou seja, encontrar oportunidades/brechas (hacks) para o sucesso e criar estratégias específicas visando resultados rápidos para o crescimento (growth) da empresa.
Sean Ellis inventou o termo growth hacking para descrever o que ele mesmo vinha realizando pelas empresas por onde passava.
Growth Hacking é marketing orientado a experimentos. (Sean Ellis)
Ele foi Head de Marketing do LogMeIn, um dos mais conhecidos softwares de acesso remoto do mundo, e o primeiro profissional de Marketing da história do Dropbox, serviço de compartilhamento de arquivos na nuvem.
Conhecido por promover crescimento rápido nas startups por onde passava, Sean começou a prestar serviços de consultoria para replicar seus métodos e em 2010, junto com Hiten Shah e Patrick Vlaskovits, passou a usar o termo growth hacking. Ele também fundou e é CEO do portal GrowthHackers.com.
Ou seja, ele é a maior autoridade do assunto no mundo inteiro!
Em português, growth hacking não tem tradução e por ser uma expressão, é difícil ser literal a respeito de seu significado.
Isolando as palavras, seria algo como:
- Growth – crescimento.
- Hack – brecha, espaço, corte.
- Hacking – o ato de encontrar e explorar essas brechas e espaços.
De maneira simples, é possível entender o growth hacking como a prática de encontrar “gatilhos” que, ao serem acionados, promovem um crescimento acelerado.
Essa prática não é tão simples e rápida. Entretanto, o growth hacking se equivale da abordagem científica para encontrar esses gatilhos e explorá-los. Por isso a explicação do Sean Ellis faz tanto sentido: “marketing orientado a experimentos”.
O que é Canvas?
Canva é uma área de trabalho, semelhante ao Business Model Canvas. O principal trabalho é descrever os elementos-chave de um programa de Growth e suas relações focais de forma altamente transparente. Estes são os elementos do Canvas:
1. Segmentos e personas
Quem são os clientes? O que eles acham? Vêem? Sentem? Fazem?
2. Proposta de valor
O que é atraente sobre o produto para essas pessoas? Por que eles o comprariam, usariam?
3. Experiências da marca
Quais são as principais experiências que os clientes têm com o produto? Como eles acham? Compram? Usam? Como isso difere entre os players?
4. Branding
Qual a personalidade da marca? Qual o seu posicionamento? Como ela fala sobre si mesma? Como é que isso é executado?
5. Léxico
Quais palavras e frases os clientes usam para falar sobre? O que eles digitam no Google?
6. Ativo da marca
Quais são os ativos de marca mais importantes do produto?
7. Atividades de Growth Hacking
Quais são as atividades de Growth Hacking mais importantes?
8. Canais orgânicos
Quais os canais orgânicos (não pagos) que são mais importantes para o branding e o crescimento do produto?
9. Canais pagos
Quais os canais pagos são mais importantes para o branding e o crescimento do produto?
10. Infraestrutura promocional
Qual a infraestrutura promocional (listas de e-mail, displays em lojas, contas de redes sociais) está funcionando para a marca?
The Growht Hacking Canvas
https://www.alexandercowan.com/growth-hacking-canvas/