IDO (Initial Dex Offering), você sabe o que significa?

O que é IDO Initial Dex Offering

Você está cansado de todos os termos de criptomoeda confusos? Primeiro, existe o ICO, que é um método de arrecadação de fundos bastante semelhante a um IPO. Depois, temos o STO, IEO e agora IDO. Se você está tentando acompanhar os desenvolvimentos de criptografia centrados em projetos, esses termos complexos podem chegar à sua frente. Então, vamos tentar ajudá-lo a entender tudo isso.

Quer saber mais sobre a arrecadação de fundos por meio de cripto? Então vamos explorar o que é um IDO.

Para você ter em mente

  • Uma oferta inicial de Dex é a próxima etapa na arrecadação de fundos em criptomoedas. O processo oferece liberdade financeira tanto para o investidor quanto para os desenvolvedores do projeto.
  • Os IDOs colocam a responsabilidade da devida diligência nas mãos dos investidores, o que aumenta o risco, mas também a recompensa potencial.
  • Se você está procurando novos projetos de criptografia, os IDOs representam o futuro da arrecadação de fundos.

Fundraising (arrecadação de fundos) em Cripto

A arrecadação de fundos é uma parte vital do desenvolvimento inicial do projeto – as equipes precisam pagar seus funcionários e arcar com parcerias ou novas tecnologias. No mundo real, isso é feito por meio de ofertas públicas de ações que convidam investidores a comprar ações de uma empresa. Esse dinheiro vai para os funcionários que desenvolvem o negócio e aumentam os valores das ações.

Esse método de arrecadação de fundos também foi transferido para a criptografia, com os tokens substituindo os estoques. Cada projeto oferece uma quantidade definida de tokens , divididos em diferentes vias, como pagamentos de equipe, uso público e muito mais. No entanto, o processo não é tão simples quanto “vender moedas e ganhar dinheiro”. Existem várias maneiras de os projetos criptográficos arrecadarem fundos, nas quais entraremos agora.

ICO vs. IEO vs. IDO

Uma oferta inicial de Dex (IDO) é uma evolução da oferta inicial de moeda (ICO) e da oferta de troca inicial (IEO). Para entender o primeiro, você deve conhecer os dois últimos e seus prós e contras.

ICO

ICOs são a versão cripto de uma oferta pública inicial (IPO) ou quando uma empresa privada oferece ações públicas para levantar fundos. Digamos que você seja um proprietário de um prédio de três andares. Você mora em dois andares, mas o aluguel é caro, então você oferece um terceiro andar, ou “parte” de sua propriedade, para pagar as contas. Um IPO é assim, mas em uma escala significativamente maior.

Uma ICO é mais simples do que IPOs, no entanto, pois evita problemas regulatórios associados ao mundo tradicional dos negócios. Em vez de vender ações da empresa, a criptografia projeta arrecadação de fundos com a venda de moedas. Dependendo do projeto, as moedas podem significar que você tem poder de voto ou pode apostar na rede conforme ela cresce. Para os visionários, essa abordagem não discriminatória é ótima! Qualquer um pode manter um ICO sem licenças e financiar seus empreendimentos mais extravagantes.

No entanto, o espaço não regulamentado traz alguns riscos. A maioria das ICOs tem rodadas de financiamento privado iniciais que atraem investidores ricos. Eles entram com um preço e, quando a oferta se torna pública, eles vendem e potencialmente quebram o preço simbólico. Além disso, pode faltar alguma transparência à ICO no que diz respeito à distribuição de tokens. Portanto, após a mania da OIC de 2017, muitos países adotaram medidas restritivas para limitar essa prática.

IEO

Depois que os ICOs desapareceram, a oferta inicial de troca tornou-se popular devido à falta de risco por parte do usuário. Em vez de simplesmente realizar uma arrecadação de fundos, um IEO vê os projetos lançando seus ativos em uma bolsa existente. Como as bolsas têm uma reputação a defender, elas provavelmente auditarão um projeto e garantirão sua legitimidade. Se for considerada legítima, uma troca manterá uma pré-venda de token. Os investidores podem comprar e manter o token por um determinado período de tempo, mas não podem negociá-lo até que o evento termine.

Imagine ter um produto para vender, mas você está tendo dificuldade em convencer clientes em potencial de seu valor. Portanto, você contrata um distribuidor popular, como a Amazon, para examinar sua oferta e validar sua existência enquanto audita seus prós e contras. Se a Amazon gostar, eles listarão seu produto para seu grande público de usuários, permitindo que alguns façam o pedido antecipadamente. Obviamente, a Amazon ficará com uma parte de cada venda, mas você terá um público que confia na plataforma.

Infelizmente para os desenvolvedores, as bolsas têm taxas e limitam os investimentos dos usuários, o que não é ideal para grandes investidores! Além disso, a natureza centralizada dos IEOs significa que alguns projetos simplesmente não funcionarão, mantendo a indústria e seus desenvolvedores. Além disso, uma bolsa ainda pode conter devida diligência deficiente.

No entanto, os IEOs agilizam o processo de investimento, pois os usuários podem simplesmente comprar na bolsa que já usam. Além disso, isso fornece uma liquidez garantida do ponto de vista do projeto, desde que seja bem-sucedido.

IDO

Uma oferta inicial de Dex é como um IEO, mas com mais liberdade. Em vez de arrecadar fundos em uma troca de criptografia típica, os IDOs são lançados em uma descentralizada. A descentralização oferece negociação imediata e justa para os investidores e liquidez automática para o projeto. Os desenvolvedores não estão esperando o fim da pré-venda para acessar fundos como com um IEO.

De volta ao exemplo da Amazon – lembra como a Amazon deve auditar seu produto antes de listá-lo? Pense em uma plataforma automatizada e transparente que qualquer pessoa pode listar, exigindo que os clientes façam a devida diligência e evitem golpes. Isso é ótimo para você, pois você pode listar qualquer produto sem restrições. Além disso, todos os fundos estão disponíveis para você instantaneamente, o que significa que você pode melhorar constantemente seu produto à medida que ele é vendido.

Acesso instantâneo a fundos

O acesso instantâneo a fundos é ideal para projetos, o que significa que eles podem desenvolver o produto o mais rápido possível. No entanto, isso pode significar mais volatilidade de preços, já que os principais detentores podem negociar para maximizar seus lucros. Caso contrário, o projeto não paga uma taxa de listagem e, semelhante a um ICO, realmente qualquer um pode iniciar uma listagem em uma bolsa descentralizada.

Acessibilidade é a chave

Embora os IDOs sejam a mais nova forma de arrecadação de fundos para projetos de criptografia, eles podem se tornar os mais populares. A promessa de liquidez instantânea e a falta de taxas de listagem são bastante atraentes. Mas não veremos a adoção em massa até que a experiência do usuário e a segurança tenham sido aprimoradas.

A barreira de entrada para um Dex é significativamente mais alta, já que a maioria não apóia investimentos fiduciários, o que significa que apenas os mais criptoalfabetizados podem participar.

Falta de regulamentação e maior risco de fraude

Os IDOs são inovadores, portanto, não há muita liberação quando se trata de marcos regulatórios. No entanto, sua natureza descentralizada e transparente poderia fornecer-lhes um caminho regulatório mais fácil do que as ICOs.

Infelizmente, a falta de centralização aumenta muito o risco de um golpe para puxar o tapete. IDOs significa que as listagens de veterinários da comunidade, o que é inerentemente mais arriscado para os investidores, pois sua análise pode ser falha.

IDOs e você

Os IDOs prometem mudar o processo atual de arrecadação de fundos, tornando-o mais fácil e justo para desenvolvedores e investidores. Embora a tecnologia ainda seja incipiente e tenha algumas deficiências, ela aponta para um processo alternativo de arrecadação de fundos que poderia romper o paradigma atual de cima para baixo. O futuro é emocionante!

Rodrigo Henrik

Digital Entrepreneur, Cryptocurrency Investor, Cryptocurrency Enthusiast, Bitcoin Lover and Coffee Maker.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.